O Renascimento Old School – Parte III

Com a OGL e a possibilidade de publicar seu próprio material, surgiram várias editoras amadoras, que trabalham principalmente com a venda de .pdf e com print-on-demand. Além disso, editoras já existentes passaram a dar suporte a jogos old school. A seguir, a lista com as principais editoras que dão suporte ao estilo de jogo old school (e não necessariamente publicar ou produzir material para jogos old school, embora a maioria o faça):

  • Adventure Games Publishing: publica principalmente material para Castles & Crusades (tem a licença da Troll Lord Games para isso), como o cenário de campanha Wilderlands of High Adventures. A maioria de seus trabalhos é em .pdf, que são vendidos em sites como o Drive Thru RPG e o RPG Now.
  • Brave Halfling Publishing: teve seu início em 2008, como editora amadora. Já publicou material para Labyrinth Lord, OSRIC e OD&D. No início de 2009, anunciou que iria se tornar uma editora real, deixando de usar serviços de print-on-demand e publicando seus trabalhos por si mesmo. Em Março, pretende criar um website oficial onde serão vendidos os livros já publicados. A editora pretende continuar vendendo em .pdf.
Capa do suplemento Delving Deeper: Monk, feito pela Brave Halfling Publishing para Labyrinth Lord

Capa do suplemento Delving Deeper: Monk, feito pela Brave Halfling Publishing para Labyrinth Lord

  • Elf Lair Games: é a responsável pelo RPG Spellcraft & Swordplay, só tendo lançado até hoje suplementos para esse jogo. Trabalha com pdf’s e print-on-demand.
  • Expeditious Retreat Press: publica aventuras para OSRIC, numa série (que já tem 8 volumes) chamada Advanced Adventures. Não se prende à jogos old school, trabalhando também com o D&D 4ª Edição. Vende seus livros fisicamente e em .pdf.

Capa de Advanced Adventures #8

Capa de Advanced Adventures #8

  • Goblinoid Games: é a responsável por Labyrinth Lord, Mutant Future e GORE (falarei deles em breve). Trabalha com print-on-demand, através do site Lulu.com, e com .pdf’s (gratuitos, no caso dos livros básicos dos jogos).
  • Goodman Games: não publica ou dá suporte a nenhum retrô-clone, mas através de sua série Dungeon Crawl Classics (aventuras para 3.x, no mesmo estilo dos antigos módulos) foi uma grande influência no Renascimento Old School.
  • Kenzer & Company: produz HackMaster e seu cenário, Kingdoms of Kalamar. Dá suporte ao jogo através de revistas mensais e criou uma associação aos moldes da RPGA. É a maior de todas as editoras listadas aqui, junto com a Troll Lord Games. Seus jogos são mais “mainstream”, podendo ser encontrados fácilmente em lojas como a Amazon.com.
  • Mythmere Games: responsável pelo jogo Swords & Wizardry, além de dar suporte ao OSRIC e ao Labyrinth Lord. Vende seus livros (impressos) pela Lulu.com. As regras dos jogos são gratuitas em .pdf.
  • Necromancer Games: não publica material para jogos old school, mas usa a abordagem da velha escola em seus produtos. O lema da editora é: “Regras da terceira edição, clima da primeira edição”. Assim como a Goodman Games, é de certa forma responsável pelo interesses nos jogos antigos.
  • Pied Piper Publishing: lança produtos principalmente para a 1E (ou OSRIC), mas existem alguns para o Sistema d20 em seu catálogo. Vende seus livros em seu próprio site, usando o PayPal para receber os pagamentos.
  • Troll Lord Games: é a editora responsável por Castles & Crusades e até pouco tempo atrás publicava a obra de Gary Gygax, como Castle Zagyg e um jogo chamado Lejendary Adventures. Produz a revista mensal The Crusader, que dá suporte ao C&C. Assim como no caso da Kenzer & Co. seus jogos são fácilmente encontrados em grandes redes de lojas/livrarias.

Foi criado um grupo na Lulu.com chamado Old School Renaissance, que tenta agrupar todas as editoras que trabalham com o site, ficando mais fácil encontrar os produtos. Atualmente há muitas discussões sobre o serviço que o site presta, principalmente porque o frete internacional é absurdo. Façam uma simulação de preço depois, é mais fácil comprar cartuchos de tinta e tentar imprimir tudo em casa (principalmente com o dólar por volta de R$2,40).

Alguns jogos não apareceram na lista porque seus criadores não “assumiram a identidade” de uma editora, como é o caso do Basic Fantasy RPG, que é publicado por Chris Gonnerman e “só”.

________________________

Na próxima parte do artigo as “magazines” que, nos moldes da Dragon e da Dungeon, dão suporte aos “simulacrum games”.

Anúncios

4 Respostas to “O Renascimento Old School – Parte III”

  1. Antonio Sá Neto Says:

    Fala Daniel!

    Ótimo Artigo Parabéns!

    A vontade que dá é de comprar todos estes jogos e ficar experimentando um a um até cansar!!!!

    Ah! E o artigo de “Boas Vindas” ao blog entra no POP na 5a feira!

    Abraços

    • Daniel Oliveira Says:

      Dá vontade de sair testando tudo mesmo, mas como isso é impossível… O negócio é dar uma lida e escolher o que você acha melhor.

      Estou esperando pelo artigo!
      Abraço!

  2. Antonio Sá Neto Says:

    Eu tenho impresso e joguei por quase 1 ano o Basic Fantasy.

    Sinceramente eu gostei bastante do jogo. A mecânica é a mesma dos jogos novos, como CA subindo e BBa ao invés de Thac0 mas o climão é bem old school.

    • Daniel Oliveira Says:

      Eu imprimi o jogo, mas não tive a oportunidade de jogar… Eu gosto dessas “modernidades” dele, pra mim é o jogo ideal para fazer alguém começar a jogar RPG.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: