O Renascimento Old School – Parte IV

As fanzines surgiram para dar suporte aos simulacros, assim como revistas como Dungeon, White Dwarf e outras faziam antigamente. A maioria dos artigos são feitos pela própria comunidade, por antigos jogadores que hoje são donos de vários blogs que tratam do assunto. Temos aventuras, artigos “gerais”, cenários, NPCs, et cetera.

Duas delas são as mais relevantes:

  • Fight On!:

Criada no início de 2008, foi a pioneira no gênero. O nome é baseado na penúltima ilustração do Volume 3 do Original D&D, um guerreiro (ou Fighting-Man) brandindo uma espada e embaixo os dizeres “Fight On!” (inclusive essa imagem foi “copiada” na capa da #1). Mais old school, impossível.

Começou de forma tímida, sua primeira edição tinha apenas 30 páginas. O sucesso foi tanto, que a segunda veio com 88 páginas, a terceira com 145 e a quarta (e até o momento, a última edição lançada) com 122. Já teve em suas páginas artigos de pessoas como Dave Arneson (co-criador do D&D). Dá suporte aos mais famosos simulacros: OSRIC, Basic Fantasy, Swords & Wizardry, etc.

Capa da Fight On! #3

Capa da Fight On! #3

É lançada trimestralmente, cada edição corresponde à uma estação do ano. Assim, a primeira edição foi a Spring 2008, a segunda Winter 2008 e assim por diante. Pode ser comprada em .pdf e físicamente, pelo site da revista na Lulu.com.

  • Knockspell:

Sua primeira edição foi lançada à pouco tempo, em Fevereiro/2009. É produzida pela Mythmere Games, a mesma que é responsável pelo Swords & Wizardry, mas não dá suporte somente ao seu jogo. Assim como a Fight On!, traz em suas páginas material para os principais retrô-clones, que podem ser convertidos sem muita dificuldade. Esse é um dos objetivos da revista, fazer material o mais “aberto” possível para mestres e jogadores usarem em seus jogos.

Knockspell #1

Knockspell #1

A primeira edição contém 61 páginas e duas aventuras completas. Contém também um artigo de Tim Kask, que foi editor de diversos produtos da TSR, entre eles o suplemento Blackmoor e as primeiras 34 edições da revista The Dragon (que viria a se tornar só Dragon). A capa é do incrível Pete Mullen, que também desenhou as capas das duas versões de S&W.

Assim como a FO!, é também vendida em .pdf e físicamente pela Lulu.com, na página da Mythmere Games.

________________________

Alguns periódicos de menos importância também surgiram nos últimos anos, como a Old-School Gazette, da Expeditious Retreat Press, e a Scribe of Orcus, da Goblinoid Games. As duas tem o mesmo padrão, pdf’s com cerca de 5 páginas que dão suporte aos principais retrô-clones (somente OSRIC, no caso da Gazette). Você pode comprá-las aqui e aqui (a primeira edição da Gazette é gratuita).

Scribe of Orcus #1

Scribe of Orcus #1

As fanzines foram uma idéia que deu certo. Eu não me surpreenderia se surgissem mais algumas nos próximos meses.

________________________

E assim termino a série de artigos sobre o Renascimento Old School. Creio que dei um bom panorama da situação, sobre quem faz e o que fazem. Qualquer novidade no movimento, e ele volta a aparecer por aqui.

Mas eu estou preparando muita coisa legal para o blog, que vai aparecer nos próximos meses. Fiquem atentos! Até!

Anúncios

6 Respostas to “O Renascimento Old School – Parte IV”

  1. Antonio Sá Neto Says:

    Brilhante mais uma vez!

    Agora como vc mesmo disse, fico no aguardo. Veremos o que serás capaz de produzir!

    Quanto mais Old School melhor!

    Abraços

  2. Talude Says:

    Xará, parece que saiu hj o ML74 2.0.

  3. Silverdagger Says:

    Oi, excelente blog! Acesso periodicamente e cada novo post é uma satisfação. Obrigado.

  4. NERDCORE Says:

    Excelente post!

    Te coloquei no meu blog roll, virou leitura obrigatória pra mim!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: